sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Grupo:Gabriela do Rosário, Rosimere Züge, Franciele de Souza, Evair Weber, Nestor Arnhold, Letícia Passos, Luciane Brisch

 Quais foram as principais referências e influências incorporadas pelos tropicalistas em suas canções?
 Eram um estilo musical que exprimia uma posição contrária ao autoritarismo e a desigualdade. Mas propunham também a internacionalização dos princípios e valores do País, não se restringindo a um discurso político dogmático e misturando os dados da cultura de massa usando a crítica de comportamentos como caminho para a mudança social.

Qual a postura adotada pelo Tropicalismo em meio ao debate à cerca de temas como as dicotomias arcaico/moderna, nacional/estrangeiro e cultura de elite/cultura de massas?
 A postura adotada pelo Tropicalismo em meio ao debate à cerca de temas foi uma estratégia de "canibalismo" cultural onde o Tropicalismo cria uma estética contemporânea cujos movimentos de vanguarda europeia no "primitivismo" da cultura nacional foram absortos.

Em que medida os tropicalistas assumiram os pressupostos do movimento modernista de 1922?
O manifesto Antrpófago de 1928, foi a resposta do escritor Oswald de Andrade às questões levantadas durante a Semana da Arte Moderna de 1922.Para ela, a renovação da arte brasileira nasceria da retomada dos valores índigenas.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Tropicalismo


     

     O tropicalismo foi um movimento brasileiro que rompeu de certa forma com a cultura da época. Seus participantes foram os cantores-compositores Caetano-Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, a cantora Gal Costa, a banda Os Mutantes e o maestro Rogério Duprat.
     A cantora Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto completaram o grupo, que teve também o artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte como um de seus principais mentores. O nome Tropicália surgiu a partir de uma obra do artista Hélio Oiticica que sugeria a sensibilidade a partir dos elementos que eram considerados característicos do Brasil. 
     Sintonizaram também a eletricidade com as informações da vanguarda erudita por meio dos inovadores arranjos de maestros com Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzela. Ao unir o popular, o pop e o experimentalismo estético, as idéias tropicalistas acabaram impulsionando a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional.

   

     
     Em termos de músicas, uma das grandes representantes do tropicalismo foi a música "Alegria Alegria" de Caetano Veloso, composta em 1968. Nesta música o autor encontra-se em um regime ditatorial no Brasil, e com esta música, procura conscientizar e incentivar a população a se rebelar e protestar contra o governo da época. Assim como muitas outras músicas de grandes artistas desse contexto.

     Os discos tropicalistas que mais fizeram sucesso foram :



- TROPICÁLIA ou PANIS ET CIRCENCIS - 1968 - Mutantes 

- CAETANO VELOSO - 1968

- LOUVAÇÃO - 1967 - Gilberto Gil

- A BANDA TROPICALISTA DO DUPRAT - 1968 - Rogério Duprat






     Com isto podemos concluir que o tropicalismo foi um movimento revolucionário, embora tenho sido muito criticado naquele período. Ou seja, ele modernizou, incorporou e desenvolveu a música brasileira, influenciando as gerações musicais brasileiras seguintes.




Por : Alex, Ana Cláudia, Ana Jenifer, Débora, Luiz, Samuel e Vitória.